Animacao Missionaria 2016 (6)A Animação Missionária é parte integrante da Pastoral Juvenil Salesiana e, por isso, elemento essencial e transversal do Projeto educativo pastoral salesiano (PEPS). Ela permeia e dinamiza a pastoral juvenil, abrangendo salesianos, grupos juvenis e membros da Família salesiana.

A AM faz a opção prioritária pela primeira evangelização através do testemunho de vida, o anúncio explícito de Jesus Cristo, o sentido da universalidade da igreja. Ilumina o caminho de educação á fé e de iniciação á espiritualidade juvenil salesiana mediante a proposta de metas, objetivos, atitudes e experiências missionárias capazes de reconduzir os jovens ás raízes da fé e fazer‑lhes perceber o significado e a alegria da doação pelos outros.


Animacao Missionaria 2016 (4)Abre o coração dos jovens e das comunidades aos grandes problemas da humanidade e desenvolve neles a capacidade de diálogo com outras culturas, religiões e grupos humanos que passam por algum tipo de sofrimento. Suscitando neles o ardor da fé, que os transforma em testemunhas e anunciadores dignos de fé, provocando neles o questionamento sobre o próprio estilo de vida, sobre a capacidade deles de empenhar‑se na evangelização daqueles que não conhecem ainda Jesus Cristo e estão á espera do primeiro anúncio da salvação.

A Animação Missionaria e a Pastoral Juvenil orientam, pois, os jovens a amar a vida no sentido mais amplo: aberta á cultura e aos ideais, á partilha e á solidariedade; e os tornam capazes de ter coragem de sonhar, como Dom Bosco, mundos novos, pessoas novas.