O jeito salesiano de educar possui características próprias que, segundo o pensamento de Dom Bosco, dão origem ao Sistema Preventivo. Este é uma forma de acolher, acompanhar e amar o jovem que faz com que o ambiente se torne casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio para fazer amigos. Deste jeito de educar, de ser e estar com o jovem, nasceu o que na história salesiana é conhecido como Movimento Juvenil Salesiano.

O que identifica a AJS é a vivência e a partilha da espiritualidade salesiana, o Sistema Preventivo e a articulação entre os grupos. É através destes elementos que é feita a proposta educativa e evangelizadora de jovem para jovem. Esta acontece através de diferentes iniciativas que favorecem a formação humana e cristã e as várias formas de manifestação juvenil.

????????????????????????????????????

O cotidiano da vida do grupo permite fazer a experiência pessoal de Deus, o que de outra forma seria mais difícil de acontecer. AJS é expressão carismática da missão salesiana, inserida de forma orgânica na Igreja. A AJS oportuniza momentos fortes e marcantes de formação, convivência, partilha e troca de experiências através de grupos de interesse, retiros, encontros, projetos missionários e vocacionais, e amadurecimento na fé.

É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de toda a Família Salesiana como uma proposta educativa para os jovens e adolescentes.