O Projeto Educando para a Vida é desenvolvido no Parque Dom Bosco em parceria com o Município de Itajaí, através da Secretaria de Educação, e busca oportunizar o acesso à educação, cultura, esporte e lazer através de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes entre 06 e 13 anos.

Através de grupos de contraturno escolar, crianças e adolescentes participam de atividades recreativas, lúdicas, culturais e artísticas que possibilitam o aperfeiçoamento de habilidades como a criatividade, comunicação oral e escrita, leitura, trabalho em equipe, habilidades manuais e coordenação motora.

 

Duração: Março a dezembro

Turmas: De segunda a sexta

Período: Matutino ou vespertino

Horário: 8h às 11h20 e 13h às 17h

Outras atividades: Esporte, Leitura e Formação Humana.

Refeições gratuitas: Café da manhã, almoço e café da tarde

Inscrições: Anualmente entre os meses de fevereiro e março.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Saiba mais sobre as premiações do Selo Social do Parque Dom Bosco clicando aqui.

ATIVIDADES TRANSVERSAIS

Além das atividades realizadas nos grupos, os educandos têm a oportunidade de participar de atividades transversais, que abrangem todos os grupos do projeto. As atividades de Esporte, Leitura e Projetos Criativos e Formação Humana buscam ampliar ainda mais a formação da criança e do adolescente, para que aflorem seus talentos, ao mesmo tempo em que são formados bons cristãos e honestos cidadãos. O Grupo de Teatro atende aos educandos mais novos, de 6 a 10 anos, enquanto o Grupo de Informática atende os adolescentes de 11 a 13 anos.

O Grupo de Esporte busca oferecer momentos que estimulem o desenvolvimento integral e social através da prática de esportes e atividades recreativas. Nas atividades são trabalhadas atitudes de respeito, educação, cooperação, solidariedade, união e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento psicomotor e global.

Diversos esportes são desenvolvidos com os educandos, como handebol, vôlei, basquete, peteca, pingue-pongue, e esportes recreativos. Além disso, a oficina busca iniciar o conhecimento das regras oficiais dos principais esportes; Transmitir conhecimentos sobre regras, penalidades, técnica e tática; Conhecer diferentes esportes fora do cotidiano; Ensinar a história do esporte; entre outros.

Os educandos também têm contato com o atletismo, aumentando suas capacidades físicas gerais; com brinquedos, que são confeccionados por eles próprios, a partir do aproveitamento de material reciclável, ensinando assim a importância da responsabilidade com a natureza; com a ginástica, conhecendo limites e potencialidades do corpo e possibilitando a manutenção da saúde, com aquecimentos, alongamentos e exercícios físicos; dentre muitas outras atividades.

No Grupo de Leitura e Projetos Criativos, os educandos têm a oportunidade de vivenciar momentos de aprendizado, aprofundando os conteúdos aprendidos na escola. Sempre de forma lúdica e divertida, o ensino é feito através de jogos, brincadeiras e contação de histórias. Assim, criam-se meios que levem aos educandos a se descobrirem, a aprenderem ou a potencializar aquilo que já sabem. Em grupo, são realizadas leituras compartilhadas, bem como conversas e dinâmicas relacionadas ao texto, de forma a estimular nos educandos o habito da leitura.

Outras atividades lúdicas também acontecem no grupo, como bingo de matemática, português e geografia; Jogos de perguntas e respostas; Soletrando; Cantigas populares; Jogo da memória; Dominó; Jogos de Tabuleiro; Raciocínio lógico, entre muitos outros. Todos esses momentos são muito importantes, a fim de proporcionar momentos de interação e troca de conhecimentos, além de trabalhar valores, respeito, igualdade, entre outras coisas.

Os encontros de formação humana, conduzidos pela pastoral do Parque Dom Bosco, proporcionam a formação integral das crianças e adolescentes, através da conscientização social e da evangelização, sendo enfatizados a questão da espiritualidade, cidadania e valores humanos. Abrindo espaço para a ampliação de conhecimento e discussão de temáticas espirituais e sociais, incentiva o protagonismo em cada educando, através da identidade do carisma salesiano, com foco em formar honestos cidadãos, na sua integralidade.

De forma dinamizada, aborda temas como o Carisma Salesiano; vocação e projeto de vida; preconceito e diversidade (racial, religiosa, cultural, sexual e respeito às diferenças); meio ambiente, reutilização, reciclagem, etc; Cidadania, direitos e deveres; Identidade e sexualidade; Bullying; Religiosidade; Família; entre outros. Saiba mais sobre a Pastoral do Parque clicando aqui.

O Grupo de Teatro proporciona aos educandos o desenvolvimento da autoestima e espontaneidade, da comunicação e apresentação pessoal. São desenvolvidas aulas de expressão corporal, interpretação em grupo, construção de personagens, jogos teatrais, interpretação de textos de teatro, interpretação de cenas coletivas, confecção de objetos e materiais cênicos e também os próprios figurinos quando possível.

Através de dinâmicas, busca-se trabalhar concentração, foco, percepção e observação. Os educandos são orientados a testar seus limites, através da arte e expressão corporal, e também proporcionando formas de fazê-lo sentir-se parte do show. São trabalhadas improvisações e também a confecção de figurinos e objetos cênicos através de artes manuais, priorizando o uso de materiais recicláveis.

O Grupo de Informática busca a integração dos educandos ao mundo digital, possibilitando a aprendizagem e o desenvolvimento social. Fornece conceitos básicos de informática como Windows, Word, Excel, Power Point, Outlook e internet visando à inclusão digital com aquisição de competência informacional.

Os conteúdos tratados incluem informática básica, sistemas operacionais, digitação, hardware, componentes internos do computador, criação de pastas e arquivos, acessórios e mídias de gravação, navegadores e suas configurações, vírus e antivírus, contas de e-mail, mídias sociais, design gráfico e audiovisual.