Parceiros do Bem

O Parceiros do Bem é o projeto de voluntariado do Parque Dom Bosco. Busca mobilizar pessoas e organizações da comunidade local para o engajamento com o propósito de transformar vidas, por meio do comprometimento com os nossos programas e projetos.


OBJETIVOS

Aproximar e incluir os pais, ex-alunos e a comunidade na participação dos programas e projetos da instituição.

Estimular e inspirar a prática, e o espírito de responsabilidade social e comunitário nos participantes.

Captar e aproveitar os recursos financeiros, humanos, materiais e/ou prestação de serviços provenientes da comunidade e seu entorno.

Difundir o voluntariado organizado, incentivando o comprometimento dos cidadãos com questões sociais.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O público do projeto são jovens e adultos, de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos, com ou sem conhecimentos prévio sobre as atividades da instituição, que tenham afinidade para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, tendo abertura para espiritualidade juvenil salesiana, que possuam formação acadêmica e/ou experiências profissionais que possam agregar nas atividades desenvolvidas pela instituição, podendo disponibilizar até dois dias por semana para realização do voluntariado.

O interessado deverá preencher uma ficha de pré-inscrição, que poderá ser realizada através do contato direto com o WhatsApp da instituição (47  98432 1064) ou presencialmente na recepção. A partir daí, entraremos em contato com estes interessados para uma entrevista/conversa, a fim de conhecê-los melhor e apresentar a instituição.

Os participantes selecionados participarão de um momento de espiritualidade e reflexão, onde aprenderão mais sobre nossa história, atuação e motivações por de trás de todo trabalho.

Para quem se voluntaria, as possibilidades de aprendizado são muitas: eles poderão desfrutar de momentos de recreação, colaboração, ensino e reflexão da vida, o que possibilita muitas vezes a reavaliação dos seus projetos pessoais para o futuro, e também se mostra indispensável para garantir a saúde mental, pois para voluntário todo dia será um novo desafio, garantindo grande satisfação para todos os envolvidos. Para nossa instituição, os voluntários representam, entre outras coisas, a abertura de portas para o novo, bem como um desenvolvimento de uma nova perspectiva, novas ideias e novos jeitos de acolher e educar, além de possibilitar a ampliação da rede de apoio e o desenvolvimento de vínculo mais próximo com a comunidade local. 

Para cada voluntário, as atividades acontecerão até duas vezes por semana, nos períodos matutinos, das 8h às 12h, e vespertino, das 13h às 17h.Todos os voluntários terão direito a fazer até duas refeições nos dias em que estiverem prestando serviços para a instituição. Também participarão de formação na instituição uma vez por mês. Todos os voluntários que desejarem receberão ao final do ano (semestre) uma declaração de prestação de serviço voluntário.

Frentes de trabalho:

  • Pedagógico;
  • Apoio (cozinha, depósito de alimentos e roupas);
  • Eventos;
  • Extra muros (Atividades dentro das comunidades).