O Coração da Missão Salesiana!

A palavra pastoral deriva de pastor, aquele que habita junto com as ovelhas, alimenta, cuida e protege, mas ao mesmo tempo permite que procurem novos campos e lugares, assim fazendo com que estejam sempre em movimento. Para desempenhar bem sua missão, o pastor de ovelhas precisa conhecer, amar, servir, libertar, educar, agir com gratuidade, ser próximo, dedicado, terno, firme, fazendo do pastorear a razão de sua existência, chegando a dar a vida se preciso for. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor. Jesus de Nazaré também é assim comparado. Ele mesmo afirma: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor da a vida por suas ovelhas” (João 10,11). Dom Bosco e Madre Mazzarello se deixaram moldar e mover pelo coração do Bom Pastor. Assim dizia Dom Bosco: “Tudo quanto eu sou é para vós. Não quero outra coisa que procurar o vosso bem moral, intelectual e físico. Por vós estudo, por vós trabalho, por vós vivo e estou até disposto a dar a vida”.

A missão educativo-pastoral do carisma salesiano é marcada por uma profunda capacidade de encontrar ocasiões de contato, de proximidade, de comunhão com adolescentes e jovens. Juvenil é o estilo e a linguagem do agir educativo-pastoral, é a perspectiva pela qual lemos o mundo, marcado pelo espírito juvenil, pelo otimismo, dinamismo, alegria, ousadia, criatividade, pela vontade de fazer, de se envolver e de protagonizar.

A pastoral, para o carisma salesiano, é um modo de ser e agir que perpassa tudo o que é feito para vivenciar a missão, sendo assumida por todos aqueles que se propõem a viver o carisma salesiano.

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão da missão educativa salesiana e tem por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. É ao mesmo tempo educação e evangelização, pois propõem que jovens vivam a própria vida segundo a forma como Jesus de Nazaré viveu e ao mesmo tempo contempla o desenvolvimento humano nos aspectos intelectual, emocional, social, físico, artístico e espiritual. Assim, propõe atividades educativas e evangelizadoras que contemplam a dimensão humana, pedagógica, comunitária, sócio-política, religiosa, vocacional e missionária, sendo direcionadas ao acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens que estão envolvidos em cada uma das obras salesianas.

A Pastoral no Parque Dom Bosco é responsável por acompanhar educandos e educadores através de formações, retiros, celebrações, atividades práticas, projetos e experiências de vida em grupo que proporcionem o amadurecimento na fé e a experiência pessoal do encontro com Deus.