A Campanha da Fraternidade de 2016, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” motivou educadores e educandos a refletirem sobre o cuidado com o meio ambiente e a necessidade da mudança de hábitos cotidianos e do resgate de valores como a cidadania e o respeito à vida.

A partir das oficinas e debates sobre o tema, diversas atividades foram implantadas no Parque Dom Bosco para que o cuidado com a “Casa Comum” se tornasse uma prática do dia-a-dia. Entre as diversas ações está a limpeza do pátio e o cultivo de plantinhas, verduras e legumes.

A limpeza do pátio acontece diariamente após o café da manhã e café da tarde. As turmas são organizadas em escala, cada uma assumindo a função de recolher o lixo do pátio. Além disso, a conscientização sobre a importância de deixar o refeitório, banheiros e salas de aula limpas, os ambientes são comuns e a responsabilidade de mantê-los limpos e organizados é de todos.

O plantio e cultivo de flores nos canteiros e de verduras e legumes em uma pequena horta como forma de conscientizar para evitar o desperdício, resgate da importância de alimentos orgânicos, desenvolvimento de hábitos mais saudáveis e preservação do meio ambiente.