“PLANTANDO VALORES E CULTIVANDO SONHOS”

O Parque Dom Bosco é uma obra social da Rede Salesiana Brasil, que atua na cidade de Itajaí na educação e evangelização de crianças, adolescentes e jovens.

Fundado em 25 de março de 1961, pelo Irmão Salesiano Aquilino Minella, o então Parque da Juventude Dom Bosco, foi criado como oratório festivo nas proximidades do bairro Matadouro, atualmente Nossa Senhora das Graças. Ao longo de sua história buscou ser para os jovens mais que um espaço de diversão e lazer: uma casa que acolhe, uma paróquia que evangeliza, uma escola que educa e um pátio, onde poderiam se sentir acolhidos e amados.

O Parque Dom Bosco busca valorizar a criança e o jovem na sua totalidade, reconhecendo cada um como ser único dotado de inteligência, sentimentos, vontades e expectativas e compreendendo sua relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Oferece uma educação que visa a transformação social através do resgate de valores, do desenvolvimento de habilidades e do acesso a direitos como cultura, educação, esporte e orientação profissional, amenizando as desigualdades e promovendo a inclusão.

Dom Bosco era especialista na arte do encontro e da acolhida. Ele sabia como aproximar-se dos jovens, quebrar barreiras, suscitar confiança e transmitir alegria. Seu olhar era marcado pela simpatia, pela proximidade e seu coração modelado pelo exemplo do Cristo Bom Pastor. Suscitado por Deus para atribuir aos jovens um novo olhar, a não enxerga-los somente como moradores de rua ou meros operários, Dom Bosco cultivou um olhar de otimismo e esperança para com os jovens, capaz de não só amar, mas acreditar que se tornariam “bons cristãos e honestos cidadãos”.

O Parque Dom Bosco, ao longo de sua história, buscou ser espelho de Dom Bosco, uma verdadeira casa, de portas e corações abertos para acolher, ouvir, incentivar e amar cada um que compartilha sua infância e juventude conosco.

É aqui, que há cerca de 60 anos, centenas de crianças, adolescentes e jovens são acolhidos com alegria e afeto. Um espaço onde podem aprender, se divertir, compartilhar suas histórias, desenvolver habilidades, superar medos, mas acima de tudo, um lugar onde sejam amados e possam sorrir, onde eles encontram o próprio Dom Bosco em cada educador, prontos para recebê-los, abraçá-los e em quem possam ter confiança.

Todos que conhecem a nossa casa sabem como são movimentados os nossos dias. São dias repletos de surpresas, alegrias, atividades, projetos e também desafios, mas, sobretudo, dedicação e carinho por tudo o que fazemos por nossas crianças e jovens. É esse movimento contínuo que faz sentirmos o Parque Dom Bosco vivo!